Luz na fundação

22 de jun. de 2016



Fondazione Prada
Luz na fundação
Texto: Lily Le Brun, Ed Schramm
Fotografia: Alice Gao

Cada um exibe arte de maneiras alternativas; algumas galerias dão vista à telhados e são inundadas com luz, enquanto outras são enterradas no subterrâneo. Uma pode conter uma única instalação, enquanto outra pode ter pinturas penduradas do chão ao teto.



A Fondazione Prada é encontrada nos arredores de Milão, atrás de densas estradas de ferro e enterrada entre a expansão desalinhada de prédios de apartamentos. Aberta ao público em Maio, é lar da extensa colecão de arte de Miuccia Prada e seu marido Patrizio Bertelli, e casa permanente para as atividades ecléticas de sua fundação de artes e cultura, que estabeleceram em 1993. Como muitos novos espaços dedicados ao display de arte contemporânea, nasceu de um sítio de uma fábrica abandonada, uma distileria de gin de 1910, cujas torres de silo ainda são vísiveis.

O design, supervisionado pelo arquiteto holândes Rem Koolhaas e sua firma OMA, compreende dez edifícios em torno de um pátio pavimentado, acessado através de uma desairosa cerca perimetral de aço. Um grande, récem-contruído pavilhão domina o centro. Um segundo espaço de exibição senta em cima desse, escorado para sobresair-se sobre o pátio, por pouco não encostando na estrutura do outro lado. Passando por baixo, mais edifícios vem ao campo de visão, nenhum deles tem semelhança entre
si. Cada um exibe arte de maneiras alternativas; algumas galerias dão vista à telhados e são inundadas com luz, enquanto outras são enterradas no subterrâneo. Uma pode conter uma única instalação, enquanto outra pode ter pinturas penduradas do chão ao teto. Não existe uma rota prescrita no lugar, mas sim pisos inclinados e superfícies reflexivas que ajudam a criar uma fluência natural entre cada espaço.

O logo Prada não está em nenhum lugar, já que o casal mantém uma rigorosa separação entre seus negócios na moda e de mecenato artístico. Mas toques fantásticos, como o Bar Luce, um café retrô com design do diretor Wes Anderson, e a 'The Haunted House', uma torre dourada pintada à mão infundem o design com a decadência brincalhona do mundo fashion.

fondazioneprada.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário